O que foi o ano de 2024 para a suinocultura brasileira?

Data: 10/02/2025

O ano de 2024 foi um período marcante para a suinocultura brasileira, especialmente no segundo semestre, que se destacou como um dos melhores momentos dos últimos 30 anos. Este texto tem como objetivo comparar os resultados recentes com a série histórica de dados, contribuindo para uma compreensão mais ampla do setor no longo prazo.

A essência da suinocultura é a troca de carne por grãos, sendo os preços do suíno vivo, do milho e do farelo de soja fatores cruciais para a rentabilidade. A análise dos preços, ajustados pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas, revelou padrões interessantes de flutuação ao longo dos anos.

Mais importante que os valores das relações em si são suas flutuações no tempo. Elas que nos dão os melhores comparativos com o semestre recente. Esse é um artigo que pode ser lido basicamente olhando os gráficos, embora a gente também vá fazer breve descrição deles.

Para fecharmos o raciocínio, podemos dizer que, por essas séries de dados e por uma métrica de média móvel semestral, o momento em 2024 é apenas o oitavo em um total de 30 anos. Mas ele foi temporalmente muito próximo dos 2 piores resultados pelo mesmo critério: 2022 e 2021 ainda mais intensos que o 2003.

Se trocarmos o critério de intensidade para duração, certamente a crise de 2021/2022 é a mais significativa.

Essa reflexão precisa ser adicionada da realidade de cada empreendimento suinícola nesses 30 anos. As “sensações” também são individuais devido à cada momento específico do ponto de vista de escala do negócio, tecnologia, crescimento de granja, outros investimentos, endividamento ou qualquer variável de conotação individual.

Artigo completo no link da sessão de economia da Três 333 Brasil.

Compartilhe nas redes sociais
WhatsApp
Email
LinkedIn
Facebook
X
Threads
Últimas postagens
Categorias
Siga nosso Instagram
Suinsoft
A Suinsoft é uma plataforma tecnológica dedicada a apoiar a produção de suínos em várias etapas do processo. Nossa abordagem abrange desde as operações internas de gestão das granjas até a análise do rendimento no processamento dos animais, bem como uma visão analítica sobre o mercado e a formação de preços.
Olá, como podemos te ajudar?