Escassez ou mudança de patamar de consumo?

O analista deve ser manter foco nos dados para propor suas hipóteses. Claro que temos a preferência pelo melhor cenário possível para a atividade, mas, torcer ou distorcer não é uma opção.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já nos informou oficialmente os volumes de abates até o mês de junho. As quantidades de julho e agosto estão no terreno das estimativas, baseadas nas prévias de abate do SIF – Serviço de Inspeção Federal.

Somente depois dessa informação definitiva, dos abates do terceiro trimestre de 2022 com setembro incluído, vamos entender exatamente o que está acontecendo com o mercado de suínos, se é escassez ou mudança de patamar de consumo. Mas, apesar dos futuros ajustes dos dados preliminares, eles já nos ajudam a desenhar o cenário.

A proposta aqui é comparar 3 períodos de 6 meses: março a agosto de 2021, período de ótimas exportações e melhores preços, setembro de 2021 a fevereiro de 2022, período com queda de exportações e destruição dos preços de vendas e março até agosto de 2022 quando tivemos nova recuperação de preços.

Vamos lá!

Oferta média mensal em toneladas de equivalente carcaça pelo abate do IBGE: 419,616 mil, 405,380 mil e 444,441 mil.

Média mensal de exportações de carne suína totais em toneladas: 100,754 mil; 86,373 mil e 94,654 mil.

Disponibilidade interna média mensal em toneladas: 318,862 mil; 319,007 mil e 349,787 mil.

Os preços estão se recuperando com disponibilidade interna 9,6 % acima do semestre anterior e 9,7% acima do mesmo período de 2021?!

Pois é… é o que parece.

Depois de mirarmos o ano todo na redução da oferta, as prévias de julho e agosto, ainda não divulgadas oficialmente, sugerem que ela não veio, pelo menos por hora.

Todos sabemos, de cor e salteado, que preços só sobem com demanda aquecida, acima da oferta, ou oferta restrita abaixo da demanda… o que não altera o resultado.

Se a lei da oferta x demanda é tão definitiva quanto a lei da gravidade só podemos estar mesmo diante de uma mudança de patamar de consumo da carne suína.

Ansioso pelo fechamento definitivo do trimestre!


Compartilhe nas redes sociais
WhatsApp
Email
LinkedIn
Facebook
X
Threads
Últimas postagens
Categorias
Siga nosso Instagram
Suinsoft
A Suinsoft é uma plataforma tecnológica dedicada a apoiar a produção de suínos em várias etapas do processo. Nossa abordagem abrange desde as operações internas de gestão das granjas até a análise do rendimento no processamento dos animais, bem como uma visão analítica sobre o mercado e a formação de preços.
Olá, como podemos te ajudar?