O analista deve ser manter foco nos dados para propor suas hipóteses. Claro que temos a preferência pelo melhor cenário possível para a atividade, mas, torcer ou distorcer não é uma opção.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já nos informou oficialmente os volumes de abates até o mês de junho. As quantidades de julho e agosto estão no terreno das estimativas, baseadas nas prévias de abate do SIF – Serviço de Inspeção Federal.
Somente depois dessa informação definitiva, dos abates do terceiro trimestre de 2022 com setembro incluído, vamos entender exatamente o que está acontecendo com o mercado de suínos, se é escassez ou mudança de patamar de consumo. Mas, apesar dos futuros ajustes dos dados preliminares, eles já nos ajudam a desenhar o cenário.
A proposta aqui é comparar 3 períodos de 6 meses: março a agosto de 2021, período de ótimas exportações e melhores preços, setembro de 2021 a fevereiro de 2022, período com queda de exportações e destruição dos preços de vendas e março até agosto de 2022 quando tivemos nova recuperação de preços.
Vamos lá!
Oferta média mensal em toneladas de equivalente carcaça pelo abate do IBGE: 419,616 mil, 405,380 mil e 444,441 mil.
Média mensal de exportações de carne suína totais em toneladas: 100,754 mil; 86,373 mil e 94,654 mil.
Disponibilidade interna média mensal em toneladas: 318,862 mil; 319,007 mil e 349,787 mil.
Os preços estão se recuperando com disponibilidade interna 9,6 % acima do semestre anterior e 9,7% acima do mesmo período de 2021?!
Pois é… é o que parece.
Depois de mirarmos o ano todo na redução da oferta, as prévias de julho e agosto, ainda não divulgadas oficialmente, sugerem que ela não veio, pelo menos por hora.
Todos sabemos, de cor e salteado, que preços só sobem com demanda aquecida, acima da oferta, ou oferta restrita abaixo da demanda… o que não altera o resultado.
Se a lei da oferta x demanda é tão definitiva quanto a lei da gravidade só podemos estar mesmo diante de uma mudança de patamar de consumo da carne suína.
Ansioso pelo fechamento definitivo do trimestre!