O acaso é poderoso.

O “acaso” é uma força poderosa. Já foi tratado por Maquiavel no seu clássico livro O Príncipe onde discute o conceito de “fortuna”, entendido como sorte ou acaso. Para ele, a fortuna representa os eventos imprevisíveis e incontroláveis que impactam nossas vidas.

E como estava a suinocultura brasileira até 30 de maio de 2024? O mercado estava fraco, com preços flutuando entre R$ 6,50 e R$ 7,00 desde a segunda quinzena de março de 2023, segundo a referência de preços de Minas Gerais. Eles mal cobriam os custos de produção, e nada indicava uma mudança iminente.

Em uma palestra no dia 24/05 respondi a uma pergunta recorrente:

– Quando haverá a recuperação cíclica da última crise da suinocultura?

– Essa recuperação ainda não está no horizonte…

Contudo, a partir de junho, a aprovação de várias plantas frigoríficas para exportação mudou a dinâmica do mercado exportador, impactando diretamente o mercado interno. Este cenário não era previsível até então.

Entramos em um rally positivo dos preços que sem mantém. Quando esse movimento se esgotar e os preços recuarem certamente irão permanecer em um patamar acima do custo de produção.

Não é a primeira vez que o aquecimento de nossas exportações altera o cenário da suinocultura brasileira. Já aconteceu 2016/17; 2019/20 e aparentemente novamente em 2024.

Se a “fortuna”, esses eventos externos e imprevisíveis, nos favorece, devemos revisitar Maquiavel para entender como usar nossa “virtù”, as habilidades e qualidades do empreendedor.

Um bom líder deve maximizar sua “virtù” para enfrentar e se adaptar aos desafios que da “fortuna”, pois ela não traz apenas coisas boas. Esse equilíbrio entre habilidade pessoal e sorte é crucial para o sucesso e a estabilidade de qualquer negócio!

Aproveite a oportunidade quando ela surgir… pois não há garantias de que ela voltará…